A HISTÓRIA




Maracutaia - Música Interplanetária

Através de uma simples confraternização de amigos realizada precisamente no dia 25 de novembro de 2006 as 17:34 horas, data de sábado, formou-se o trio Zerodebê.

Neste contexto, em uma aclamada festa de república realizada na província de Montes Claros, Minas Gerais, os jovens músicos resolveram mudar o contexto musical das suas infames vidas e da pacata cidade gerando uma nova tendência que até hoje está em movimento numa constante mudança.

Entretidos entre sambas, reggaes e rock n´roll a formada banda começou a se apresentar em festas da cidade chamando a atenção do público por sua inovação musical.

Em março de 2007 a banda ganhou mais um integrante no ofício percussivo.

Neste mesmo ano a banda foi premiada no Festival da Canção de Bocaiúva com a música "MINHAS VONTADES", sendo convidada para se apresentar como atração principal na Festa do Senhor do Bonfim alguns meses depois, na mesma cidade, atraindo um público de mais de 17 mil pessoas.


O nome "Zerodebê" que fazia apologia a "zero decibéis" era confundido com o grupo musical/dançante "RDB", sucesso mundial do ano e se tornara para os amigos e público da banda um motivo de chacota, já que o grupo nortemineiro não tinha pretenções de alçar tamanha amplitude...

Posteriormente em uma apresentação do grupo foi sugerido o nome MARACUTAIA, que representa em número, gênero e grau a sátira da banda, que é notada por sua descontração, estilo e filosofia.

Após fazer a abertura do show do humorista e músico "SAULO LARANJEIRA" o quarteto chamou a atenção de um empresário que atua no setor de marketing na cidade que por fim resolveu dar um "apoio" para o grupo.

Com muito trabalho e determinação o grupo MARACUTAIA realizou uma turnê nos meses de junho e julho de 2007, passando por Belo Horizonte, Divinópolis, Dores do Indaía, Abaeté, Quartel Geral e Pompéu, todas no estado de Minas Gerais.


Outro feito memorável para a MARACUTAIA no ano foi a abertura do show dos PARALAMAS DO SUCESSO na cidade de Montes Claros, onde se apresentou para um público superior a 16 mil pessoas.


No final do ano de 2007 a banda realizou uma turnê para o litoral sul da Bahia, passando e tocando em Arraial D´Ajuda e Trancoso, em apresentações únicas.

Outra passagem muito importante do ano foi a presença e amizade do cantor e compositor internacional MARCELLO GODOY, que marcou a história de cada integrante com seus conselhos e sua amizade.

Em 2008 a banda abriu o show do maior "Menestreu" do Brasil, JUCA CHAVES; emplacou mais um prêmio no festival de Bocaiúva com a canção "REVIVA", e se classificou no festival de Nova Porteirinha com a música "CAPOEIRA SERTÃO".


Com seu repertório que vai do samba ao reggae, evidenciando ritmos brasileiros em novas releituras, houve a necessidade de ampliar os horizontes no cenário artístico da cidade.

Assim os integrantes resolveram se apresentar nas "FESTIVIDADES DE AGOSTO" de Montes Claros, conhecida também como "Catopês", festa popular e folclórica que ocorre durante uma semana no centro da cidade.


Esse feito representou boas vibrações para o grupo, tendo como consequência mais apresentações, maior abrangência popular, mais entrevistas televisivas, em rádios e midia jornalística.

Neste ano a banda se apresentou ainda nas cidades de Janaúba, Diamantina, Milho Verde, Ipatinga e Sete Lagoas onde cativou o público presente.


No mes de outubro de 2008 a praia de Arraial D´Ajuda teve novamente a presença da banda, que além de animar as tardes ensolaradas e provocantes, deu o ar da graça nos animados bares e pubs nas noites do arraial.


Em uma apresentação no mes de outubro na cidade, o produtor da banda foi surpreendido pelo contato do acessor de marketing do renomado artista plástico/cantor/compositor mundial SÉRGIO FERREIRA, no intuito de uma parceria musical.

Posteriormente o contato concretizou em uma apresentação nunca antes vista, envolvendo o conjunto e o artista, em um formato que unia exposição de arte com música que foi ovacionado pelo público presente.

No final do ano novamente viam-se em turnê, mas desta vez diante da Serra Carioca, alçando cidades como Itaipava e Petrópolis, fazendo uma breve visita a capital do estado.

Em 2009, o mote da banda foi a gravação do primeiro CD autoral.



"Enfim, nasceu!

O tão aguardado CD da banda Maracutaia S/A, “ReViva”, está pronto. E o lançamento aconteceu no dia 29 de novembro, no Parrilla, com um show especial da banda, contando com a participação de vários artistas da noite montesclarense, entre eles Flavin Ribeiro, Beu Viana, Igor Zureba, Bárbara Lopes, Deborah Rosa, Seu Istilynga e Mago Bass. Casa cheia... Todos na expectativa de conferir de perto e em primeira mão o mais novo trabalho desses artistas que esbanjam talento e irreverência, com um repertório diversificado que mescla samba-rock, mpb, reggae, pop, sucessos nacionais e internacionais, além de músicas de autoria própria. O público foi, com certeza, surpreendido positivamente! Confira as fotos e vídeos do evento. E não deixe de prestigiar o trabalho desses malucos!"

por Jéssica Alves


No final de 2009 um novo integrante se junta a banda. Hermann Lambretch assume a posição nas flautas e saxofone.

No verão de 2010, a Maracutaia S/A iniciou a turnê do novo show, do lançamento do cd "ReViva", pelo litoral da Bahia passando por Arraial D'ajuda, Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva animando os dias e as noites nas praias e pub's das cidades.



Outro grande parceiro e amigo da banda no verão baiano, foi o cantor e compositor Nasi da banda Ira, que fez apresentações inesquecíveis junto ao Maracutaia S/A.


Logo depois do carnaval de 2010, André Danton se despede da banda, cedendo o seu lugar a Júlio Paim (Alemão) que chega diretamente de São Paulo pra se juntar ao grupo, com a função de tocar contra baixo.

No primeiro semestre de 2010 a banda tem shows em Pirapora, Diamantina, Janaúba, Bocaiúva, Pará de Minas e Belo Horizonte, e também programa turnê pelos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro pra divulgar o mais novo trabalho.

A MARACUTAIA É:

Edu Lemos - Violão, Voz

Hermann Lambretch - Flauta e Sax

Júlio Paim - Contra-Baixo

Nenê - Percussão

Virgílio Valadão - Bateria

 
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response.